5 dicas para iniciantes no Muay Thai

Começar uma nova atividade – especialmente quando se trata de uma luta -, pode ser intimidador. Ao começar a frequentar aulas de muay thai, onde se entra em um universo novo de exercícios, golpes, regras e até termos em tailandês, o iniciante no muay thai pode nem saber como colocar as bandagens nas mãos, para começar – mas isso é normal.

Algumas dicas para quem está iniciando no muay thai:

1. Você não precisa estar super em forma para começar no muay thai.
Como uma atividade física, você irá moldar e acostumar seu corpo com o tempo, seja qual seu tipo físico for. Com exercícios aeróbicos e de força, aos poucos seus músculos pegarão o rítmo. Mas é essencial que sua saúde esteja em dia e que você tenha certeza de estar apto a praticar a atividade, então consulte um médico antes.

2. Você provavelmente não vai ser bom no muay thai logo de início.
Todo grande lutador começou de algum lugar, e não começaram sendo bons – eles praticaram para isso. Então, a não ser que você venha já de outra arte marcial, como o kickboxing, que é semelhante ao muay thai em alguns aspectos, você não será um bom praticante desde o início. Seus socos e chutes podem ser ruins, suas cotoveladas e joelhadas podem parecer estranhos. Tudo bem! Você irá aprender a técnica e, com o tempo, começará a executar os movimentos com precisão. Tenha calma e aprenda a técnica: isso garante que você será um bom lutador e não irá se machucar.

3. Assista lutas.
Você irá melhorar a forma com que pratica muay thai assistindo outros atletas praticando e lutando. Se você não sabe por onde começar, pergunte ao seu professor ou mestre os nomes de bons lutadores conhecidos, e procure vídeos deles no youtube. Assista também os praticantes mais avançados a fazerem lutas amistosas na sua academia, e observe comentários do professor.

4. Você não é obrigado a lutar.
Se isso lhe assusta, fique tranquilo. Você não é obrigado a lutar com seus colegas e muito menos ir lutar em campeonatos. Ninguém irá lhe julgar por isso – afinal, você pode estar querendo praticar muay thai apenas porque gosta e por ser uma boa atividade física, não para competir. Praticar sparring definitivamente seria uma ótima forma de melhorar sua técnica, porém não é obrigatório: informe seu professor caso não se sinta a vontade para isso.

5. Respire!
Respire quando você golpear, expire quando você segura as almofadas, empurrando contra os seus parceiros e atingindo quando você é atingido em sparring. Você não precisa fazer ruídos grunhidos engraçados se você não quiser, mas pelo menos expirar e flexionar firmemente sua parede abdominal. Respirar corretamente é muito importante no muay thai.

Dica bônus:

6. Quer saber mais? Conheça a Apostila Muay Thai 3.0. Recomendada para iniciantes no muay thai, a apostila traz todos os tópicos importantes sobre esta arte marcial: história, golpes com ilustrações, nomes dos golpes, termos em tailandês e muito mais. Baixe agora mesmo:

(Fonte: http://liftfightlove.com/post/20-tips-for-muay-thai-newbies/)

[sg_popup id=267]

apostila-muay-thai

1 Comentário

Comentários não permitidos.