Corrida: Complemento das Artes Marciais

Corrida na arte marcial

O blog Artes Marciais e Esportes publicou um texto bastante interessante sobre como a corrida pode ser uma atividade benéfica e complementar na prática das artes marciais – incluindo o muay thai. Confira a matéria publicada pelo blog:

Você já deve ter ouvido seu treinador ou mesmo os companheiros de treino recomendar correr antes ou depois dos treinos para melhorar seu condicionamento físico, perder peso ou mesmo ganhar mais força. Ai vem á questão dos seus objetivos e o tipo de treino necessário para atingi-los, afinal nem todos os praticantes de artes marciais são ou serão lutadores profissionais, a maioria ainda pratica para melhorar a saúde ou por gostar da modalidade e cabe ao treinador identificar e moldar o treino de acordo com a necessidade da sua turma e seus atletas. Mas quais os reais benefícios da corrida para o treino marcial e principalmente para seu corpo?

A corrida é uma forma de exercício aeróbico, a frequência cardíaca aumenta durante a atividade. Quando a frequência cardíaca aumenta, todo o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) se exercita. Exercícios regulares fazem o sistema cardiovascular trabalhar de forma mais eficiente, os deixam mais fortes, assim o ajudam a trabalhar com mais eficiência, o coração bombeia mais sangue a cada batida, isso, por sua vez, ajuda os vasos sanguíneos a reterem elasticidade, o maior volume de sangue também carrega mais oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo, principalmente para os músculos, os pulmões também se exercitam em função do aumento da frequência respiratória durante uma corrida.

O efeito mais óbvio da corrida é que ela queima calorias e aumenta a taxa metabólica, ao ritmo no qual o corpo usa energia, isso pode ajudar no controle do peso, correr também tonifica os músculos, principalmente na parte inferior do corpo, o quanto mais bem preparado seu corpo estiver, mais resistência terá e melhor será sua capacidade para transformar gordura em energia. E estar em forma e com o corpo tonificado facilita a realização de outras atividades físicas como as Artes Marciais.

Então devo calçar meus tênis e sair correndo que vou virar o Bruce Lee? Calma que não é tão simples assim, Artes Marciais se aprende nos Centro de Treinamentos (leia academias), treinos complementares como o nome já diz, servem para complementar seu treinamento e a corrida pode ser um desses complementos, mas como todo exercício deve ter seu objetivo definido de acordo com suas necessidades, pois se você pratica um esporte onde suas lutas terão 5 minutos não adianta correr por uma hora, pois irá perder massa muscular e não ganhará potência, se fara lutas de 20 a 30 minutos (ex.: 5 rounds de 5 minutos), não adianta correr 15 min, ou fazer treinos de explosão, pois assim terá potência mas não terá toda a resistência necessária.

 

No geral treinos de 30min a 40 min são suficiente, mais do que isso estará perdendo massa muscular e energia que deveria ser melhor aproveitada nos seus treinos de artes marciais, mas isso não quer dizer que irá correr 30 minutos e pronto, deve sempre tentar se superar, se mês passado corria 5km em 30min, esse mês vou tentar correr 5,5km ou 6km nos mesmos 30min, além de intercalar treinos de resistência com treinos de explosão, 3x à 4x por semana resistência para 2 treinos de explosão (era isso que costumava fazer), mas lembrem-se sempre, cada um é cada um, devemos sempre procurar pessoas qualificadas (nas áreas) para melhor nos instruir sobre todos os tipos de treinamento e para o atleta marcial o mais importante é o treino de luta, nenhum outro treino substituirá o treinamento marcial.

Fonte: http://artesmarciaiseesportes.blogspot.com.br/2014/12/corrida-como-complemento-nas-artes.html

[sg_popup id=236]

apostila-muay-thai