Clinch no Muay Thai: o que NÃO fazer

Clinch no Muay Thai

Se você está aqui, provavelmente já sabe que o Muay Thai é uma arte marcial bastante intensa. Se socos, cotoveladas, chutes e joelhadas já parecem bastante, hoje vamos lembrar aqui de uma técnica nem tão falada, mas bastante importante: o clinch.

Se você quer ser eficiente nesta arte marcial e de fato lutar, saber como fazer clinch no muay thai é essencial. Basta assistir a algumas lutas e você saberá a razão: o clinch no muay thai é muito efetivo, e pode definir um combate.

Mas mesmo que você não seja um lutador profissional de Muay Thai ou então um amador que participa de lutas e campeonatos, lembre-se de que há certas coisas que você não deve fazer quando for pego em um clinch. Existem alguns erros comuns que os nak muays cometem e, na maioria dos casos, pagam caro pelos erros que cometem…

Por isso, reunimos aqui 5 dicas do que NÃO fazer durante um clinch no muay thai. Seguindo essas dicas, esperamos que você possa se manter fora de perigo nas lutas e aumentar suas chances de converter sua posição aparentemente desvantajosa em uma posição melhor.

Tentar se afastar do clich no muay thai

A primeira coisa que você nunca deve fazer quando for pego em um clinch no muay thai é tentar se afastar. Este é um impulso normal, afinal, porque o seu cérebro ia querer ficar próximo de quem está lhe golpeando, não é mesmo? Mas tente combater este impulso nos primeiros segundos. Tentar se afastar aumentará a distância entre vocês dois, o que fornecerá ao seu oponente uma distância suficiente para fornecer golpes poderosos nos joelhos com toda a amplitude de movimento – e nós não queremos isso, certo?

Quando você é pego em um clinch, o que você quer fazer é minimizar o espaço entre você e seu oponente o máximo possível, a fim de dificultar a execução de golpes de joelho.

Abrir guarda

Às vezes, durante um clinch no muay thai, os lutadores tenar pegar a mão do oponente para tentar quebrar a pegada. Este é um grande erro, pois abrirá sua barriga e suas costelas a golpes de joelho. Os golpes de joelho nesta parte do corpo podem dolorosos, o que pode retirá-lo da luta prematuramente. Ou, ainda, você pode se encontrar em uma situação difícil, como dificuldade em respirar ou dor demais para continuar o combate.

Clinch no Muay Thai - 5 dicas
Foto por Ricardo Hernandez, sob licença CC BY-NC-SA 2.0

Virar as costas para o seu oponente

Virar de costas para o seu oponente é um erro – não apenas num clinch: quase sempre isso dá errado… Se o seu oponente tiver uma pegada firme na parte de trás da sua cabeça, nunca tente se virar. Isso torcerá seu pescoço, o que pode potencialmente machucá-lo e também pode deixá-lo em uma posição perfeita para receber fortes golpes de joelho de seu oponente.

Deixar seu oponente dar uma joelhada na sua cabeça

Sim, estou falando sério. Pode parecer óbvio, mas vale a pena dizer.

Um erro comum erro é deixar sua cabeça na mira do cotovelo ou joelho de seu oponente. Se você cometer esse erro, seu oponente aproveitará a oportunidade para desferir um golpe, o que poderá gerar um nocaute.

Tentar apenas socos

Outro erro é tentar apenas acertar socos nas costelas do adversário durante um clinch no muay thai – porque isso pode ser inútil. Na verdade, isso pode funcionar contra iniciantes, mas se você estiver lutando com um praticante avançado de Muay Thai, lembre-se de que eles treinaram o tempo suficiente e condicionaram seus corpos para que possam sofrer estes golpes sem vacilar. Tudo o que isso fará é irritar seu oponente e também os deixará mais ansiosos para terminar a luta mais cedo, nocauteando você.

Para finalizar…

Muitos lutadores – especialmente iniciantes – entram em pânico quando são pegos em um clinch no muay thai. Relaxe, não se apresse e concentre-se: entrar em pânico o deixará tenso e consumirá energia valiosa. Ao relaxar e se concentrar, você será capaz de trabalhar melhor para escapar da situação em que se encontra.

Lembre-se dessas dicas e pode ter certeza de que será capaz de lidar com a pressão de ser pego em um clinch e converter para uma posição melhor.

Foto de capa por Miss Anna Martino, sob licença CC BY-NC-SA 2.0.

apostila-muay-thai