Como escolher um saco de pancadas [top dicas + modelos]

Como escolher um saco de pancadas
Conheça a Apostila Muay Thai 4.0

É claro que você quer poder treinar em casa, quando bem entender, não é mesmo? Todos nós, que amamos muay thai, queremos praticar o tempo todo! E para isso, nada melhor do que ter seu equipamento a sua disposição. Por isso, se você está querendo saber como escolher um saco de pancadas, veio ao lugar certo: vamos mostrar as principais características desse equipamento e como escolher o correto para a sua necessidade.

Antes de sabermos como escolher um saco de pancadas, vamos recapitular os benefícios de comprar um saco de pancadas para ter em casa.

Por que ter um saco de pancadas em casa

Se você já é um praticante de Muay Thai experiente, sabe bem dos diversos benefícios que o treino no saco de pancada pode proporcionar.

Independente do modelo de saco de pancada que você escolher, ele trará vanagens como:

  • Treino sozinho: o maior benefício de ter um saco de pancadas em casa é que você não precisará um parceiro de treino para segurar as manoplas. Dito isso, você pode treinar quando bem entender.
  • Melhorar a potência dos golpes: em um saco de pancadas, você pode extravasar toda a força que quiser aplicar em um golpe, sem medo de machucar o colega.
  • Treino de resistência: você pode trabalhar sequências tecnicamente desafiadoras e testar sua resistência.
  • Tonificar os músculos: dependendo da potência e repetições que você treinar, pode ser um ótimo exercício para melhorar a musculatura.
  • Perda de gordura: a gente já sabe que o Muay Thai queima muita caloria, não é mesmo? O treino no saco de pancada obedece a mesma lógica: é uma ótima alternativa para queimar aquelas gordurinhas a mais do final de semana
  • Chutar o estresse pra longe: talvez você queira usar o saco não apenas para treinar pesado, e sim para dar alguns chutes e socos para descontrair e relaxar depois de um dia pesado…

Viu como este acessório pode trazer vários benefícios? É um ótimo complemento ao seus treinos na academia, não é mesmo? Agora, só falta sabermos como escolher um saco de pancadas – e essa parte também não tem tanto mistério, como você verá em seguida.

Melhores sacos de pancada para ter em casa

Como escolher um saco de pancadas

Ao escolher seu saco de pancadas, você precisa levar em conta algumas características-chave, como:

  • Tamanho
  • Formato
  • Peso
  • Material

Estas características são importantes para você saber como escolher o saco de pancadas correto para o seu uso.

Tamanho do saco de pancadas

Grande parte dos sacos de pancadas disponíveis no mercado brasileiro hoje, independente do material, medem de 80cm a 120cm.

Se o seu objetivo é treinar muay thai no saco de pancadas, escolha o equipamento de 120cm. A razão é simples: sua altura precisa comportar tanto socos como chutes, então você vai precisar que o saco de pancadas tenha mais de um metro de alura.

Formatos de sacos de pancadas

Se você já frequentou academias e centros de treinamentos de lutas, sabe que existe mais e um formato de saco de pancadas.

Podemo encontrar o modelo tradicional (que realmente é um “saco”, comprido, pendurado no teto ou em um suporte), o modelo pera, a torre vertical e também o que foi apelidado de “Bob” (que imita uma forma humana)

Mas desses formatos todos, como escolher o melhor saco de pancada para treinar em casa?

Mais uma vez, depende do seu objetivo. O saco tradicional vai com tudo: chutes, joelhadas, socos, cotoveladas, golpes aéreos, clinch e basicamente tudo o que você quiser fazer.

Os sacos de pancada tipo torre – e o Bob, que também é uma torre – são bons substitutos para o saco de pancada tradicional para quem não tem onde pendurar o saco, com dois poréns importantes: eles são mais caros e também não são tão pesados, ou seja, você pode acabar derrubando-os se for muito forte!

Peso ideal do saco de pancada

O peso ideal do saco de pancadas, como você já deve imaginar, depende muito de quem irá utilizá-lo. Uma regra simples que você pode considerar, é que o saco de pancada deve ter um peso próximo a metade do seu próprio peso.

Assim, temos como uma ideia básica de que um saco de 20kg é muito leve para uma pessoa de 80kg; um saco de 35kg seria o ideal para essa pessoa. Para aqueles praticantes com mais de 80kg, considera-se um saco de pancadas de 45kg.

Material do saco de pancada

Durante sua pesquisa sobre como escolher um saco de pancada, você provavelmente irá encontrar três opções de materiais de revestimento: couro, couro sintético e lona.

  • Couro: são os melhores, mais resistentes, porém mais caros;
  • Couro sintético: tem uma experiência similar aos sacos de pancada de couro, porém são mais baratos e podem durar um pouco menos;
  • Lona: sua qualidade não é tão boa como os concorrentes citados acima, porém podem ser uma aquisição interessante caso sua ideia seja manter o equipamento no pátio de casa, por exemplo.

Melhores sacos de pancada para você

Agora que você já sabe os princípios básicos de como escolher um saco de pancadas perfeito para você, vamos aos nossos favoritos:

O mais em conta: Saco De Pancada Profissional 120×90 – Gorilla

Com tamanho ideal para o Muay Thai, este saco de pancada da Gorilla serve tanto para amadores como profissionais.

Feito de revestimento sintético, ele é enviado vazio – assim diminui o preço de correio. Suporta até 60kg de enchimento. Acompanha correntes resistentes e gancho em “S” – é só pendurar e começar a golpear.

Saco de pancadas Gorilla

Confira opiniões sobre o saco de pancadas Gorilla:

Opinioes saco de pancada
Opiniões sobre o saco de pancada Gorilla (print retirado da Amazon)

Resistente: Saco de Pancada Spank

Neste modelo, com 1,80m de altura, a Spank promete alta resistência com tecnologia anti-rasgo.

Confeccionado em couro sintético, este modelo também é enviado vazio.

Saco de pancada Spank

Ótimo custo/benefício: Kit Saco De Pancada 120 Cm + 2 Luvas Bate-Saco + Suporte Gorilla

Esta é uma variação do modelo que apresentamos no topo da lista: além do saco de pancadas Gorilla, o kit já vem com luvas bate-saco e um suporte para pendurar o saco no teto.

É vestir as luvas e começar o treino.

Kit saco de pancadas

Bonito: Saco De Pancada Everlast Cardioblast

Everlast é um ícone quando se fala em luvas de artes marciais.

No modelo Cardioblast, a marca oferece um saco de pancadas leve (18kg) – portanto mais recomendado para pessoas mais leves ou que buscam treinar com menos força.

Saco de pancadas Everlast

Torre de Pancadas Pelegrin Pel-fit26

Se você tem pouco espaço em casa mas não abre mão de possuir um saco de pancadas, sua solução pode ser a torre Pelegrin.

Sua altura é de 178cm e sua base pode ser preenchida com água ou areia.

Torre de pancadas

Esta é a nossa seleção de melhores sacos para você ter em casa. Mas você pode (e deve) explorar outros tamanhos e pesos para escolher o melhor equipamento para você.

Veja aqui a seleção especial de sacos de pancadas.

Precisamos falar sobre seu equipamento para saco de pancadas

Não esqueça: agora que você já tem um saco de pancadas para treinar em casa, utilize sempre luvas e bandagens ao treinar. O saco de pancadas é ótimo, mas você pode acabar se lesionando ao treinar sem o equipamento correto.

Confira aqui nosso guia para escolher as melhores luvas de muay thai, onde trazemos uma seleção de ótimas opções para você.

Lembre-se também das bandagens – caso não tenha ainda, agora que você tem um saco de pancadas em casa, é hora de adquirir. Não se preocupe, elas são bem acessíveis financeiramente – veja aqui algumas opções.

Conclusão sobre como escolher um saco de pancadas

Como vimos, há diversas opções para você ter um saco de pancadas em casa – sem falar nos diversos benefícios. Esperamos que este artigo seja útil para você escolher seu novo equipamento e poder praticar em casa!

Apenas uma última dica: antes de começar a golpear o seu novo saco de pancada, não esqueça de se aquecer para não acabar lesionando seus músculos.

E se quiser levar seu treino em casa a um nível superior, confira algumas opções de treinamentos online para fazer em casa – acesse aqui nossa relação de programas de muay thai online.

Sawadee krap / Sawadee kha!🙏

Foto de capa por Jeison Morais, sob licença de de compartilhamento CC BY-NC-SA 2.0

apostila-muay-thai