Existem diversas artes marciais, com origens distintas – e várias delas possuem um sistema de cores para diferenciar o grau de conhecimento de seus participantes. Assim, nada mais normal que alguém que ainda não conheça muito bem esta arte tailandesa, questione: quais são as faixas do Muay Thai?
Bem, em primeiro lugar, vamos deixar uma coisa bem clara: se você visitar um centro de treinamento e visualizar os praticantes usando faixas de muay thai na cintura, fuja! Como nós já falamos por aqui, no muay thai se utiliza prajied (ou kruang, como alguns falam) para demonstrar a graduação, quando assim orientado pela respectiva federação ou confederação. Então se vir alguém com faixas no estilo jiu-jitsu ou judô amarradas na cintura, definitivamente esta luta não é muay thai.
Afinal, como é a graduação/faixas do Muay Thai?
Antes de falarmos mais sobre a graduação ou “faixas” do muay thai, é importante ressaltarmos algo muito importante: esta arte marcial, originária na Tailândia, não possui graduação oficial.
Isso mesmo. Se um dia você tiver a chance de ir à Tailândia visitar ou, melhor ainda, treinar, verá que os atletas, sejam amadores ou profissionais, não utilizam “faixas” para mostrar sua experiência.
É semelhante ao boxe: você já viu alguém dizer “eu sou faixa preta em boxe”? Pois é, o Muay Thai (ou boxe tailandês) é a mesma coisa.
Mas no ocidente, como no Brasil e em diversos outros países, adotou-se um sistema de graduação, para que esta luta fique semelhante as demais praticadas em academias – e também como forma de incentivo aos praticantes.
Por não ser oficial desta arte marcial e, portanto, não obrigatório, não existe uma escala 100% padronizada de cores por experiência. Cada federação ou confederação utiliza uma escala, conforme achar mais adequado.
Assim, como nos mostra a Apostila Muay Thai 3.0, no sistema de graduação/faixas de muay thai, temos, por exemplo, esta escala de cores:
Mas lembre-se: quando adotadas, estas cores são usadas nos braços (podendo ser em um ou nos dois, dependendo da confederação que seu mestre ou professor segue), nunca na cintura.
Deixe as faixas na cintura para os esportes com esta tradição. Valorize a cultura do Muay Thai!
Foto de capa via Flickr.com . Autor: Kurt Bauschardt – Sob licença CC BY-SA 2.0