Tradições do Muay Thai: o que você precisa saber antes da luta

Tradições do Muay Thai: que você precisa saber para respeitar a arte

Muay thai é uma arte tradicional e antiga vindo da Tailândia. Mas disso você já sabe, não é mesmo? O que talvez alguns nak muays iniciantes não saibam é que muitas das tradições do muay thai remontam de costumes de seu país de origem.

Se você é familiarizado com os Mandamentos do Muay Thai, já deve saber que respeito é a base dessa arte marcial. E as tradições do muay thai refletem basicamente isso.

Você provavelmente já viu, em competições ou mesmo onde você treina, algum praticante que falta com respeito ao esporte, aos colegas, aos oponentes ou até mesmo ao professor ou mestre. Aquele cara que só pratica para se envolver em brigas ou para parecer mais forte que os outros – não seja esta pessoa. Esta pessoa não entende os princípios desta arte marcial, e muito menos respeita as tradições.

Aqui queremos lhe ajudar a evitar agir de forma desrespeitosa (mesmo que sem querer) com demais praticantes ou não-praticantes da luta no momento em que for subir no ringue pela primeira vez. Então vamos abordar algumas tradições do muay thai que todo nak muay deveria conhecer – e respeitar, claro.

Mongkon

O Mongkon, apesar de ser feito de cordas, linhas e seda, é um tipo de capacete sagrado usado pela maioria dos lutadores de Muay Thai antes de entrar no ringue. Tradicionalmente, um treinador o apresentará quando sentir que você treinou muito, se preparou para lutar e aprendeu um pouco da cultura por trás de certas tradições do Muay Thai – ou seja: nem todos os krus e mestres darão mongkons a seus alunos…

Na Tailândia é muito comum para a maioria dos praticantes (budistas ou não) levar o adorno para um monge budista o abençoar como boa sorte. Ele é um símbolo de tudo o que envolveu a preparação do lutador, como sua academia, seu professor, sua família, como um constante lembrete de que a luta não é apenas sobre quem está dentro do ringue, mas sim sobre todos com quem ele se relaciona. No Brasil, apesar da maioria das pessoas não seguir a religião mais comum da Tailândia (budismo), a tradição antes das lutas é bastante popular, podendo ser vista inclusive em eventos amadores.

Mongkon - Tradições do Muay Thai
Lutador utilizando Mongkon antes da luta –
Fonte: thesiammagazine.com

Kruang

Nós já falamos dele aqui no Tudo Sobre Muay Thai: é um adorno tradicional, utilizado nos braços, que tem por objetivo simbolizar a equipe, grupo ou academia a que o lutador pertence.

Conforme as tradições do Muay Thai, o Kruang era feito de um pedaço rasgado de uma roupa de sua mãe (vestido, saia, tecido) e depois dado para ser amarrado no braço do filho antes de lutar por boa sorte e proteção. Essa tradição se originou em tempos de guerra em que as mães viam seus filhos irem para o combate e oferecer-lhes suas bênçãos quando saíam.

Atualmente não é muito utilizado, nem mesmo em outros países, e o motivo é simples: o adorno, amarrado do braço, pode atrapalhar e ficar caindo durante o combate. Por isso, os lutadores que preferem utilizá-lo, às vezes apenas entram no ringue utilizando-o.

Kruang / Prajied Muay Thai

Prajied

Como já vimos por aqui, o Prajied é o que em outras artes marciais chamariam de “faixa”: ele define o grau do praticante, pode ser usado no braço esquerdo ou nos dois, dependendo da federação ou confederação. O que acontece é que no Brasil ele é comumente confundido com o kruang. Sua utilização nas lutas é opcional nos países que o adotam como graduação – pois, assim como o kruang, pode atrapalhar na hora do combate. Mas lembre-se: na Tailândia, no muay thai tradicional, não existe graduações.

Entrada no ringue: por cima ou por baixo das cordas?

Talvez você nunca tenha reparado em um campeonato de Muay Thai, em como os lutadores entram no ringue. Mas há uma “regra” no Muay Thai para isso, embora seja super machista e inadequada para os dias de hoje.

Os homens devem entrar no ringue por cima das cordas. Dependendo da estatura e peso do lutador, é super normal que seu mestre ou colegas deem uma forcinha ajudando-o a baixar as cordas. O importante é que o lutador mantenha a cabeça sempre acima de onde seus pés passam por cima da corda – pois na cultura tailandesa a cabeça é sagrada e os pés são sujos. Já as lutadoras do gênero feminino devem entrar no ringue por baixo das cordas. Isso é bastante sexista, e não praticado em países ocidentais, mas lembre-se disso caso vá lutar por lá.

Wai Kru Ram Muay

Ritual tradicional do Muay Thai, Wai Kru Ram Muay é uma dança que significa respeito ao professor/mestre. Este ritual é realizado antes das lutas – mas apenas em combates que se espelhem no Muay Thai tradicional -, cerimônias de aceitação de aprendizes (nak muay) e graduações. Mas sua realização não é obrigatória em nenhum dos casos, variando de localidade para localidade e federação para federação – o Wai Kru Ram Muay não é executado atualmente em todas as lutas.

Por ser totalmente opcional atualmente, muitos lutadores que não a realizam, optam por visitar todos os cantos do ringue em vez de fazer o Wai Kru Ram Muay, de forma a prestar respeito ao professor/academia e todos que contribuíram para que ele chegasse até ali – inclusive seu adversário.

Aqui podemos ver um exemplo de Wai Kru Ram Muay bastante tradicional:

Conclusão sobe as Tradições do Muay Thai

Como arte marcial milenar, o Muay Thai é cheio de tradições. Aposto que a maioria dos leitores do Tudo Sobre Muay Thai irá concordar conosco que, uma das coisas que tornam o Muay Thai uma luta ainda mais incrível é o fato dela se basear no respeito. Por isso, é importante conhecer estas tradições – mesmo que não sejam mais aplicadas hoje em dia – para entender o que de fato estamos praticando.

Caso queira saber um pouco mais sobre esta arte, sua história, movimentos, termos originais do tailandês, recomendamos conhecer a Apostila Muay Thai 3.0, que no momento está com 30% de desconto com o cupom “FIQUEEMCASA”.

Sawadee krap / Sawadee kha!🙏

apostila-muay-thai